Consórcio CUBE

O projeto Efeitos da Desconfiança e da Desinformação na Política, na Ciência e na Sociedade: Diagnósticos e Modos de Enfrentamento é uma iniciativa que envolve pesquisa científica e cooperação acadêmica. Financiado pelo CNPq, com recursos da chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 22/2024, o projeto sustenta uma rede de pesquisadores brasileiros que atuam dentro e fora do país.

Compõem a equipe oito cientistas de cinco instituições – University of Strathclyde (Reino Unido), Université Laval (Canadá), Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Lugano (Suíça) e Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) – que se debruçam sobre o urgente e complexo fenômeno da desinformação.

A pesquisa acontece num contexto em que a desinformação afeta a confiança nas instituições, reforça discursos de ódio, amplia a circulação de discursos anti-ciência e teorias da conspiração, inflama populações e contribui para a polarização política e o esgarçamento do tecido social. Nos últimos anos, vários episódios revelaram outros impactos negativos como a apatia cívica e o desinteresse à participação política, o negacionismo científico, o enfraquecimento dos discursos especializados e o desapego por soluções coletivas, amparadas em fatos, evidências e comprovações.

A equipe aborda o tema mirando os efeitos produzidos pela desinformação sobre a vida social e política e sobre a produção, difusão e assimilação de conhecimentos científicos. São objetivos do grupo estudar cenários, fazer diagnósticos, formular policy papers e propor modelos de enfrentamento do problema em diferentes quadrantes da vida coletiva.

A pesquisa tem aspectos qualitativos e quantitativos, e prevê estudos a partir da aplicação de uma survey nacional (representativa da população brasileira), realização de entrevistas em profundidade, análises documentais e de conteúdos.

Entre as realizações do projeto está a instalação do Qual-i, Laboratório de Qualidade Informativa, na UFSC.

Em termos de cooperação científica, estão planejadas atividades de transferência de conhecimento, mobilidade acadêmica e diálogo com decisores e gestores públicos sob a forma de reuniões temáticas, missões de trabalho, visitas técnicas e oficinas de capacitação metodológica a discentes.

As iniciais dos países participantes da pesquisa formam um acrônimo, que passou a ser adotado informalmente pela equipe: CUBE é um consórcio de cientistas que atuam no Canadá (C), Reino Unido (U), Brasil (B) e Espanha (E).

Equipe: Camila Mont’Alverne, Carlos Augusto Locatelli, Denise Becker, Fábio Henrique Pereira, Luiz Peres-Neto, Manoella Fortes Fiebig, Rogério Christofoletti (coordenador) e Suelyn da Luz.

Período de realização: dezembro de 2024 a dezembro de 2026.

Recursos alocados: R$ 180 mil